Afinal, Quem decide a compra?
- Isabela Rocatto
- 26 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Queridas(os) empreendedores do ramo infantil, separei um artigo bem interessante para vocês essa semana da Revista Gestão em Foco – Edição n° 9 – Ano: 2017.
Artigo esse atemporal e baseado em pesquisas mercadológicas.
Antes de desenvolver um produto, uma coleção, é preciso conhecer o mercado específico. Além do publico alvo (consumidor). Para isso existem as pesquisas externas onde busca acompanhar e ajustar ao perfil do consumidor.
No mercado infantil também é preciso identificar se o publico será feminino, masculino e suas faixas etárias, que são divididas em quatro tipos de perfis:
Bebê: 0 à 18 meses
O consumidor são os pais. Passa o conceito de proteção, delicadeza, cuidado. As cores utilizadas em geral são tons claros, com estampas em padrões, formas simples, coloridas e temas preferidos.

Todler: 01 à 3 anos
O todler é a transição entre o bebê e o infantil. O consumidor continua sendo os pais. As cores acompanham os seguimentos bebê, mas com maior definição entre masculino, cores reativas, com temáticas e personagens de desenhos animados.

Infantil: 04 à 8 anos
O consumidor continua sendo os ais, porém com grande influencia da criança. Utilizam todas as cores com temáticas de personagens além de temas de surf e temas para meninos.

Infando-juvenil: 08 à 12 anos
A própria criança decide a compra, porém os temas sofrem influencia da moda.

A fim de estabelecer um critério que sirva de base para a segmentação desse importante mercado é necessário considerar aquilo que é mais fácil de identificar por qualquer observador e o que explica o relacionamento entre a criança e a marca é a idade, conforme as faixas e as características descritas acima.
A segmentação desse mercado é muito importante porque, mas que qualquer outro consumidor a criança tem necessidade de uma comunicação adaptadas para ela.
Espero que esse artigo te traga insighs poderosos. Até a próxima leitura!
Siga nosso perfil no Instagram @neurolojasinfantis
Comments